15/05/2018

Descubra a Rota dos Queijos em Minas Gerais

O queijo minas é uma das iguarias mais cobiçadas do nosso país. Uma tradição que se iniciou no século 17 e, até hoje, marca presença no café da manhã ou lanchinho da tarde dos brasileiros. Afinal, quem não gosta de acordar de manhã e saborear uma boa xícara de café acompanhada de um saboroso queijo mineiro?

Se você quer descobrir mais sobre a história e o processo de criação, venha conosco conhecer as principais cidades produtoras desse alimento que recebeu o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Araxá

Composta pelas cidades de Araxá, Tapira, Pratinha, Conquista, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Sacramento e Medeiro, esta microrregião está repleta de produtores artesanais.

Serro

Esta parte da rota engloba 10 municípios: Serro, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Materlândia, Sabinópolis, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Paulistas. Sua produção queijeira data da época da colonização. Serro, em especial, contém outras atrações turísticas como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Campo das Vertentes
Aqui você pode realizar o Roteiro dos Queijos Finos no Caminho Velho da Estrada Real. O trajeto inclui as cidades de São Vicente de Minas, Carrancas, Madre de Deus de Minas, Andrelândia, Cruzília, São João del Rei e São Sebastião da Vitória. É possível experimentar receitas trazidas da Europa como os queijos azuis, brancos e suíços.

Serra da Canastra

O queijo canastra foi um dos primeiros produtos a conseguir o selo de origem no Brasil. Produzido em sete cidades da região, a mais famosa é São Roque de Minas. Além de poder degustar a iguaria, é uma excelente oportunidade para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, ou a incrível nascente do Rio São Francisco.

Cerrado

Também conhecida como Alto da Parnaíba, seu grande diferencial está no processo de maturação. Diferente do queijo canastra, o queijo do cerrado é apreciado em uma maturação média, com sabor amanteigado. As cidades de Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar e Lagoa Formosa são algumas das opções para provar essa delícia.

Triângulo Mineiro

Com mais de mil produtores, as cidades de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia compõem a mais recente região certificada como Produtora de Queijo Minas Artesanal. Monte Carmelo foi a primeira cidade vencedora do concurso regional, com mais de 20 anos de experiência.