04/10/2017

Veja quais destinos pedem vacinação obrigatória

Item essencial na hora de viajar, a vacinação não pode estar fora da lista de afazeres durante o planejamento da viagem. Na maioria dos países a mais exigida é a vacina contra febre amarela, pois a doença é muito comum em locais tropicais com grande área de natureza.

Países da Ásia e África, por exemplo, recomendam a vacina contra hepatite A, meningite meningocócica, raiva ou até quimioprofilaxia contra malária, prevenção por meio da utilização de antibióticos. É claro que todas a indicações devem ser feitas por um médico e depende muito das suas condições de saúde.

Na hora de atualizar a sua carteira de vacinação, o ideal é consultar o consulado de cada país para que tenha informações concretas e seguras. Lembrando que as vacinas devem ser tomadas com antecedência, variando conforme o tipo de proteção que proporcionam. Também não se esqueça de contratar o seguro viagem adequado, que irá proporciona assistência médica durante o passeio.

Para comprovar que a vacinação foi realizada, é necessário solicitar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Este documento não tem custo e é emitido em postos da ANVISA localizados em aeroportos internacionais, fronteiras e portos. Para fazer o pedido, basta apresentar a carteira nacional de vacinação atualizada.

Você pode tirar todas as dúvidas pelo site http://www.anvisa.gov.br/viajante/.